O Laboratório de Agrometeorologia e Análises Climáticas (LAAC) da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás (UEG) teve suas atividades iniciadas em outubro de 2011. A criação do laboratório só foi possível devido ao apoio inicial do Sistema de Meteorologia e Hidrologia do Estado de Goiás (SIMEHGO) conjuntamente com a direção da Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás. O LAAC-UEG tem como objetivo atender ao desenvolvimento de projetos de pesquisas, projetos de extensão universitária e de atividades de suporte ao ensino de graduação do curso de agronomia, tendo como principal foco a meteorologia, climatologia e sensoriamento remoto aplicado à agricultura.
Em sua área específica de atuação, o LAAC tem como objetivo principal atender as atividades de pesquisa relacionadas ao desenvolvimento de metodologias para caracterização das secas no estado de Goiás, envolvendo o mapeamento de área e a modelagem agrometeorológica das possíveis localidades com maiores probabilidade de ocorrência de seca e assim, num futuro, poder estimar os rendimentos das culturas agrícolas e pastagens. Outro foco do laboratório são estudos do comportamento da precipitação e como isso pode afetar os diferentes setores da sociedade, assim como, desenvolver ferramentas que possam dar suporte a decisão agrícola aos produtores do Estado.
Uma parceria entre a Prefeitura de Palmeiras de Goiás e o SIMEHGO possibilitou a instalação de uma Estação Climatológica Básica em maio de 2012, assim, desde esse período são coletadas as variáveis climáticas de precipitação, temperatura máxima e mínima e evaporação no município de Palmeiras de Goiás.
Hoje o laboratório encontra-se instalado junto ao prédio da UEG – UnU Palmeiras de Goiás, em Palmeiras de Goiás, funcionando regularmente, buscando junto a órgãos de fomentos recursos para aquisição de novos equipamentos.
