Estação climatológica de Palmeiras de Goiás

A UEG – UnU Palmeiras de Goiás recebeu no dia 19/04/2012 uma estação convencional de coleta de dados meteorológicos. O ocorrido é uma parceria da UEG - UnU Palmeiras de Goiás, Prefeitura Municipal de Palmeiras de Goiás, com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado de Goiás, sendo seu titular o secretario Mauro Faiad, através do Sistema de Meteorologia e Hidrologia do Estado de Goiás (SECTEC/SIMEHGO), coordenado pela superintendente Rosidalva Lopes Feitosa da Paz, o qual forneceu os equipamentos. A coleta dos dados meteorológicos ocorrerá de forma diária e começará a serem coletados de forma oficial a partir do dia 01/05/2012 ficando a cargo do Laboratório de Agrometeorologia e Análises climáticas (LAAC-UEG de Palmeiras de Goiás) que é coordenado pelo docente Diego Simões Fernandes. Segundo o professor a coleta será feita por alunos participantes do laboratório, os quais receberão treinamento para a realização das tarefas.
A estação climatológica em primeiro instante coletará dados de precipitação, temperatura máxima, temperatura mínima e evaporação, esta por dois métodos: Tanque Classe A e Evaporímetro de Piché. Os dados serão disponibilizados pelo SIMEHGO em sua pagina web. Posteriormente, os dados também serão disponibilizados em uma pagina que esta sendo elaborada do LAAC-UEG de Palmeiras de Goiás.
Com a estação em funcionamento, os benefícios da utilização dos dados meteorológicos serão vários e para os diversos setores da sociedade. No setor agrícola o conhecimento das variáveis meteorológicas poderá contribuir com a redução e minimização das perdas e quedas na produtividade, pois com a estação em funcionamento será possível a elaboração de produtos específicos para contribuir com a tomada de decisão do agricultor. Já para o setor comercial e mesmo o civil, os dados coletados no município poderá contribuir com a elaboração de laudos meteorológicos que poderá ser apresentado a seguradoras para poder receber o devido seguro.
Ainda esse ano, a UEG – UnU Palmeiras de Goiás em uma segunda etapa da parceria com a SECTEC/SIMEHGO, irá receber uma estação meteorológica automática, onde além dos elementos meteorológicos já coletados, serão coletados velocidade e direção do vento, umidade relativa do ar e radiação solar, dentre outros. As vantagens desse sistema para o convencional é que não é necessária a presença de um observador meteorológico, pois os dados são transmitidos via satélite e de forma horária para um centro de recepção localizado no SIMEHGO.


Notícia publicada em 20/04/2012